sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

FRANÇOISE BARRÉ-SINOUSSI

Eu nasci em julho de 1947 no 19º arrondissement de Paris, a cidade que continua sendo minha casa hoje. Minhas férias de infância foram, no entanto, passadas na zona rural de Auvergne, no centro da França, onde eu estava disposto a passar meus dias ao ar livre, observando as maravilhas do mundo natural da vida. Mesmo o menor dos insetos poderia capturar minha atenção por horas. Esse fascínio pelo mundo natural foi talvez a primeira indicação da direção futura que minha vida tomaria.

Durante meus anos de escola, minha paixão pela ciência refletia-se em minhas notas, que eram de longe melhores em assuntos científicos do que em línguas e filosofia. Tendo completado meu bacharelado em 1966, eu estava inicialmente indeciso entre medicina e ciências biomédicas como assunto para meus estudos universitários. Eu finalmente decidi optar por um curso de graduação na Faculdade de Ciências da Universidade de Paris. Minha escolha foi, em última instância, ditada pelo raciocínio pragmático de que uma licenciatura em Ciências Naturais era mais curta e menos dispendiosa do que uma licenciatura em Medicina, e eu estava ansioso por não sobrecarregar minha família com despesas adicionais desnecessárias para me apoiar durante meus estudos. No final do meu curso, questionei seriamente a possibilidade da pesquisa como uma opção de carreira. Por isso, foi importante para mim ganhar experiência em laboratório para esclarecer essas dúvidas sobre o meu futuro. Entrei em contato com um grande número de laboratórios públicos e privados que ofereciam voluntariado em meio período no banco. Minha busca por um laboratório anfitrião se mostrou infrutífera por muitos meses. Foi somente quando um amigo meu da universidade sugeriu entrar em contato com um grupo com quem ela estava colaborando que eu finalmente encontrei um laboratório disposto a me hospedar como voluntário. O grupo foi liderado por Jean-Claude Chermann no site Institut Pasteur em Marne-la-Coquette. Chermann estava estudando a relação entre retrovírus e cânceres em camundongos. Muito cedo, ele transmitiu tanta paixão e entusiasmo pela pesquisa que eu estava fazendo, que, embora eu devesse continuar a frequentar minhas aulas, Passei todo o meu tempo no laboratório e só fiz uma aparição no site da universidade para passar nos exames necessários. Muito rapidamente após a minha chegada ao grupo de Chermann, Jean-Claude propôs um projeto de doutorado. Meu projeto analisou o uso de uma molécula sintética que inibia a transcriptase reversa no controle da leucemia induzida pelo vírus Friend. Esta molécula sintética, denominada HPA23, mostrou-se capaz de inibir a atividade da transcriptase reversa do vírus Friend em cultura. Testes pré-clínicos mostraram que a molécula era capaz de retardar a progressão da doença em camundongos. Eu completei meu doutorado com relativa rapidez, Meu projeto analisou o uso de uma molécula sintética que inibia a transcriptase reversa no controle da leucemia induzida pelo vírus Friend. Esta molécula sintética, denominada HPA23, mostrou-se capaz de inibir a atividade da transcriptase reversa do vírus Friend em cultura. Testes pré-clínicos mostraram que a molécula era capaz de retardar a progressão da doença em camundongos. Eu completei meu doutorado com relativa rapidez, Meu projeto analisou o uso de uma molécula sintética que inibia a transcriptase reversa no controle da leucemia induzida pelo vírus Friend. Esta molécula sintética, denominada HPA23, mostrou-se capaz de inibir a atividade da transcriptase reversa do vírus Friend em cultura. Testes pré-clínicos mostraram que a molécula era capaz de retardar a progressão da doença em camundongos. Eu completei meu doutorado com relativa rapidez, Jacques Monod , diretor do Instituto Pasteur na época, decidiu mudar todos os locais externos do instituto (incluindo o local de Marne-la-Coquette) de volta ao campus principal no 15º arrondissement de Paris. A mudança do laboratório para o campus principal teria sido um momento confuso e eu estava ansioso para concluir meu doutorado antes da mudança. Fui agraciado com o meu doutoramento em 1974 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Paris.

Durante meu tempo como estudante de doutorado, o grupo recebeu a visita do Dr. Dan Haapala e do Dr. Robert Bassin, dois pesquisadores do National Cancer Institute (NCI) dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos, para um período de pesquisa sabática. . Além disso, um membro deste laboratório esteve no nosso grupo ensinando-nos a técnica para a detecção da transcriptase reversa, logo após a descoberta desta enzima por David Baltimore e Howard Temin.Depois desses contatos, decidi me juntar a Bob Bassin para uma bolsa de pós-doutorado no NIH em Bethesda em meados dos anos 70. Meu projeto de pesquisa foi desafiador, com o objetivo de identificar o alvo viral do produto do gene Fv1 implicado na restrição genética da replicação do vírus da leucemia murina. Embora o projeto tenha sido difícil, minha experiência no NIH foi realmente enriquecedora, embora relativamente curta. Só permaneci um ano nos Estados Unidos, pois durante meu doutorado conheci meu futuro marido, com quem me casei em 1978. Além disso, enquanto nos Estados Unidos descobri que havia recebido um INSERM (Instituto Nacional de Saúde e Saúde). Medical Research in France) para retornar ao laboratório de Jean-Claude Chermann (que entretanto se mudou para o campus central de Pasteur) na unidade do professor Luc Montagnier.

O grupo, que estava se expandindo lentamente em tamanho no final dos anos 70 e início dos anos 80, foi um dos poucos grupos que continuaram a estudar a ligação entre retrovírus e cânceres. De fato, muitos outros haviam voltado sua atenção para os oncogenes, cujo papel crucial fora ilustrado em meados dos anos 70 por J. Michael Bishop e Harold Varmus . Meu projeto de pesquisa na época era estudar o controle natural de infecções retrovirais no hospedeiro, em particular o papel do interferon no controle de retrovírus endógenos, e a implicação funcional de seqüências retrovirais no potencial metastático de células tumorais em modelos de camundongos.

No final de 1982, Luc Montagnier foi contatado por Françoise Brun-Vézinet, virologista que trabalhava no Hospital Bichat, em Paris. Françoise Brun-Vézinet estava trabalhando de perto com Willy Rozenbaum, um dos primeiros médicos na França a observar a alarmante nova epidemia, que parecia estar afetando certos homossexuais. Willy havia observado vários casos em sua ala e havia feito a ligação com o relatório do Centers for Disease Control (CDC), publicado em 1981. Depois desse primeiro contato, Luc Montagnier perguntou-me se eu estava interessada em trabalhar nisso. novo projeto para determinar se um retrovírus poderia ser responsável pela doença. Após discussão com Jean-Claude Chermann, aceitamos a proposta. Anteriormente, detectamos seqüências do vírus do tumor mamário de camundongos (MMTV) nos linfócitos de pacientes com câncer de mama, e estávamos familiarizados com a técnica de detecção da atividade da transcriptase reversa. Teria sido um procedimento relativamente rotineiro para detectar a presença de um retrovírus, e obviamente estávamos ansiosos para determinar se um retrovírus estava presente em pacientes afetados por essa doença recém-descrita (mais tarde conhecida como AIDS).



Detecção do curso de infecção pelo HIV no Instituto Pasteur em Bangui, República Centro-Africana, 1987.
Figura 1. Detecção do curso de infecção pelo HIV no Instituto Pasteur em Bangui, República Centro-Africana, 1987.

No final de dezembro de 1982, foram realizadas reuniões entre nosso grupo no Institut Pasteur e Willy Rozenbaum e Françoise Brun-Vézinet. As observações clínicas sugeriram que a doença atacou as células do sistema imunológico, mas a forte depleção de linfócitos CD4 dificultou muito o isolamento do vírus dessas células raras em pacientes com AIDS. Portanto, decidimos usar uma biópsia de linfonodo de um paciente com linfadenopatia generalizada. Esperamos até o ano novo para obter a primeira biópsia do paciente a partir da qual os linfócitos foram isolados e cultivados. O sobrenadante da cultura de células foi testado regularmente quanto à atividade da transcriptase reversa. A primeira semana de amostragem não mostrou qualquer atividade de transcriptase reversa, mas na segunda semana eu detectei atividade enzimática fraca, que aumentou significativamente alguns dias depois. O nível de atividade da transcriptase reversa caiu drasticamente, no entanto, como os linfócitos T na cultura estavam morrendo. Para salvar a cultura, com a esperança de preservar o vírus, decidimos adicionar linfócitos de um doador de sangue à cultura de células. Essa ideia provou ser bem-sucedida e, como esperávamos, o vírus - que ainda estava presente na cultura de células - começou a infectar os linfócitos recém-adicionados e logo fomos capazes de detectar uma atividade significativa da transcriptase reversa. Nós nomeamos esse vírus associado à linfadenopatia viral (LAV). Neste ponto, era importante visualizar as partículas retrovirais, e Charles Dauguet, responsável pela plataforma de microscopia em Pasteur, forneceu as primeiras imagens do vírus em fevereiro de 1983. Para salvar a cultura, com a esperança de preservar o vírus, decidimos adicionar linfócitos de um doador de sangue à cultura de células. Essa ideia provou ser bem-sucedida e, como esperávamos, o vírus - que ainda estava presente na cultura de células - começou a infectar os linfócitos recém-adicionados e logo fomos capazes de detectar uma atividade significativa da transcriptase reversa. Nós nomeamos esse vírus associado à linfadenopatia viral (LAV). Neste ponto, era importante visualizar as partículas retrovirais, e Charles Dauguet, responsável pela plataforma de microscopia em Pasteur, forneceu as primeiras imagens do vírus em fevereiro de 1983. Para salvar a cultura, com a esperança de preservar o vírus, decidimos adicionar linfócitos de um doador de sangue à cultura de células. Essa ideia provou ser bem-sucedida e, como esperávamos, o vírus - que ainda estava presente na cultura de células - começou a infectar os linfócitos recém-adicionados e logo fomos capazes de detectar uma atividade significativa da transcriptase reversa. Nós nomeamos esse vírus associado à linfadenopatia viral (LAV). Neste ponto, era importante visualizar as partículas retrovirais, e Charles Dauguet, responsável pela plataforma de microscopia em Pasteur, forneceu as primeiras imagens do vírus em fevereiro de 1983. o vírus - que ainda estava presente na cultura de células - começou a infectar os linfócitos recém-adicionados e logo fomos capazes de detectar uma atividade significativa da transcriptase reversa. Nós nomeamos esse vírus associado à linfadenopatia viral (LAV). Neste ponto, era importante visualizar as partículas retrovirais, e Charles Dauguet, responsável pela plataforma de microscopia em Pasteur, forneceu as primeiras imagens do vírus em fevereiro de 1983. o vírus - que ainda estava presente na cultura de células - começou a infectar os linfócitos recém-adicionados e logo fomos capazes de detectar uma atividade significativa da transcriptase reversa. Nós nomeamos esse vírus associado à linfadenopatia viral (LAV). Neste ponto, era importante visualizar as partículas retrovirais, e Charles Dauguet, responsável pela plataforma de microscopia em Pasteur, forneceu as primeiras imagens do vírus em fevereiro de 1983.

O isolamento, a amplificação e a caracterização do vírus se seguiram rapidamente, e o primeiro relatório foi publicado na Science em maio de 1983. No mesmo mês, apresentei nossas descobertas no encontro anual de Cold Spring Harbor, após o qual fui convidado por pesquisadores da CDC e por outros no NIH em Bethesda para discutir os resultados em mais detalhes. Durante os meses seguintes, continuamos a caracterizar esse vírus recém-isolado, e uma colaboração com os biólogos moleculares do Instituto Pasteur determinou a seqüência do genoma. Os esforços coletivos de pesquisadores do nosso grupo e de outros e por clínicos reuniram dados suficientes para convencer a comunidade científica e as autoridades relevantes de que o VAE (mais tarde chamado vírus da imunodeficiência humana, HIV) era o agente etiológico da AIDS.

O ano de 1983 marcou o início da minha carreira na pesquisa sobre o HIV no Instituto Pasteur, que ainda continua até hoje. Permaneci no Instituto Pasteur, mesmo depois da partida de Jean-Claude Chermann em 1987, e finalmente fui nomeado chefe da Unidade de Biologia dos Retrovírus em 1992. Minha vida profissional esteve intrinsecamente ligada à colaboração com países de recursos limitados. Minha primeira visita a um país africano foi em 1985, por ocasião de um workshop da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Bangui (República Centro-Africana). Esta visita foi uma experiência reveladora. O choque cultural e as terríveis condições me impressionaram muito e incutiram em mim o desejo e a necessidade de colaborar com países de recursos limitados. Minha primeira visita ao Vietnã em 1988 foi a primeira de muitas visitas, e as primeiras etapas colaborativas com os países asiáticos. Essa colaboração duradoura com a África e a Ásia resultou em intercâmbios contínuos entre jovens cientistas dos respectivos países e pesquisadores em Paris.



Uma visita ao Instituto Nacional de Higiene e Epidemiologia, Hanói, Vietnã,
Figura 2. Uma visita ao Instituto Nacional de Higiene e Epidemiologia, Hanói, Vietnã, 1988.

Minha unidade no Instituto Pasteur foi re-confirmada em 2005 e renomeada como Unidade de Regulação de Infecções Retrovirais. A unidade abriga aproximadamente 20 pessoas a qualquer momento, consistindo de estudantes, pós-doutores e equipe permanente de pesquisa. Atualmente, a unidade está interessada em definir os correlatos imunológicos de proteção contra a infecção pelo HIV para pesquisa de vacinas e os correlatos de proteção contra a AIDS para imunoterapia. Nessa linha, a unidade está focando sua pesquisa nos mecanismos de controle do hospedeiro da infecção pelo HIV, tanto no nível celular quanto no nível da resposta imune. Estamos estudando exemplos de proteção natural contra a infecção, como indivíduos expostos ao HIV, mas não infectados (UE), e a barreira placentária contra a transmissão do HIV no útero; ou de proteção natural contra doenças.



Uma recente visita a Yaoundé, Camarões, 2008.
Figura 3. Uma visita recente a Yaoundé, Camarões, 2008.

Embora eu preveja continuar meus esforços profissionais praticamente inalterados pelo Prêmio Nobel, espero que este reconhecimento forneça a centelha necessária para estimular os esforços internacionais na luta contra o HIV / AIDS.



De Les Prix Nobel . Os Prêmios Nobel 2008 , Editor Karl Grandin, [Fundação Nobel], Estocolmo, 2009


Esta autobiografia / biografia foi escrita na época do prêmio e mais tarde publicada na série de livros Les Prix Nobel / Nobel Lectures / Os Prêmios Nobel . Às vezes, as informações são atualizadas com um adendo enviado pelo Laureate.


Fontehttps://www.nobelprize.org/prizes/medicine/2008/barre-sinoussi/biographical/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do nosso blog? Deixe seu comentário e sugestões para os próximos temas. Compartilhe em suas redes sociais.